24
abr
08

O sapato nas civilizações antigas

Nas cavernas na Espanha e no Sul da França,  mas há evidências de que o sapato exista desde 10000 a.C., ou seja, no final do período paleolítico.No Egito antigo, usavam-se sandálias feitas de palha, papiro ou fibra de palmeira. O faraó Tutancamon calçava sandálias e sapatos muito simples de couro. Devidamente enfeitados, é claro, com ouro. Puro luxo.

Sapatos de couro cru amarrados aos pés por tiras eram comuns na Mesopotâmia. Quem usava coturnos tinha alta posição social. Talvez a partir daí que o sapato começou a carregar significados, não sendo mais usado somente por sua finalidade.

Os gregos, sempre eles, lançaram moda com modelos para os pés direito e esquerdo. Portanto, o conforto também começou a ser um fator importante.

 Os cônsules romanos calçavam sapatos brancos; os senadores, marrons, presos por fitas pretas de couro; as legiões tinham botas de cano curto que descobriam os dedos. O calçado com um valor hierárquico. Distinção social.

Homens e mulheres na Idade Média vestiam sapatos abertos de couro, muito semelhantes a sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas. Pele de cabra era o material nobre na época.
A padronização da numeração dos calçados é obra do rei Eduardo, que viveu entre 1272 e 1307.
Thomas Pendleton é a primeira referência de manufatura de sapatos. Em 1642, ele forneceu 4 mil pares de sapatos e 600 de botas para o exército.

As máquinas para confeccionar calçados começaram a surgir em meados do século 19.
A partir da quarta década do século 20, as indústrias calçadistas viram grandes vantagens em trocar o couro pela borracha e por materiais sintéticos, especialmente nos sapatos femininos.

 

 

Após isso, a ousadia tomou conta desse universo, uma diversidade enorme de materiais, designs, cores, estampas e modelos. Tudo é possível e aceitável.

 

 

É difícil saber qual será o futuro dos sapatos, mas pode-se afirmar com toda a certeza que  o presente nos agrada muito.

 

 

 Fonte: Revista Metrópole

 

 

Anúncios

2 Responses to “O sapato nas civilizações antigas”


  1. abril 24, 2008 às 7:58 pm

    Por Favor,

    Gostaria de saber onde posso encontrar sapatos que sejam chiques mas baratos para minha namorada, que fará 20 anos esta semana?

  2. 2 caroly
    abril 25, 2008 às 12:14 am

    Caro Gabriel, seja bem-vindo ao nosso blog. É um enorme prazer ver que moços também têm nos visitado!
    Acabamos de postar vários endereços que com certeza renderão boas compras. Caso você não seja de São Paulo, podemos providenciar outras dicas.
    Mas não deixe de dar uma passadinha pelo Sobre Saltos, porque sempre teremos novidades!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


Blog Stats

  • 359,864 hits
abril 2008
S T Q Q S S D
    maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Principais mensagens

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: