30
mai
08

Sapatos e os anos 60

Os anos 50 chegaram ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado “baby boom”, que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.

 

A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade “On the Road” [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.

 

 

 

 

A opção de sapatos é grande: variedade de saltos, mas o sapato de salto mais grosso, com enfeites metálicos, verniz e até coloridos são os mais destacados.

 

 

 

Yves Saint Laurent, o “enfant prodige” da alta-costura e aluno de Dior, vestia as mulheres com uma forte e dinâmica sensualidade, saltos mais baixos e bicos arredondados. Neste momento é a cultura norte-americana a favorita da juventude e a figura democrática de John Kenedy e da contestação estudantil, na figura da atriz Audrey Hepburn difundem a “ballerina”, famoso sapato baixo de bico arredondado. Os looks espaciais com a ascensão da NASA chega ao vestuário e os calçados adotam materiais “futuristas”. Neste momento o mocassim preto inspirado nos estudantes de Oxford aparece e domina entre os jovens.

 

 

 

Na minha opinião, um dos filmes mais marcantes dos anos 60 foi Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tyffany’s). Apaixonante o vestido tubinho, o lançamento do pretinho básico. A Audrey Hepburn parece uma bonequinha mesmo, muito fofo e muito dievrtido. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma década muito fofa mesmo, além de muito divertida *-*

About these ads

5 Responses to “Sapatos e os anos 60”


  1. 1 fogo
    maio 30, 2008 às 8:54 pm

    hahah quem diria q galochas um dia ficariam na moda neh??
    tem uma bota aki em casa de peão…será q alguem num quer pintar ela de rosa e falar q tah na moda?
    vai entender essa moda viu….

  2. 2 Rodrigo
    maio 31, 2008 às 2:52 pm

    Com certeza essa decada foi uma das melhores no quesito artistico.
    Mas quem sabe se as que virao n serao “melhores” e diferentes?
    Parabens pra vcs do blog! Curiosidades muito legais de se ver e relembrar principalmente sobre a do relaxamento atraves dos pes. Um Relaxismo sempre e bom!
    Bjos e abs

  3. 3 Gabi
    junho 4, 2008 às 5:28 pm

    Nossa eu amooo Bonequinha de luxo!!!!! Meu filme prefereido!!

  4. setembro 10, 2008 às 9:40 pm

    é vc só pensa nisso por favor, se eu montase um site e escrevese uma coisa que ia ser muito interesante para as crianças que vai faser trabalho de escola e pussece uma foto de um artizta em cima como a pessoa ia ficar sabendo oque estava escrito embaixo?
    me respode?
    agora se fose a foto emcima ou em baixo ai seria bom pq a pessoa iria enxergar to serta ou nao tou????????


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: